top of page

Colocar em causa - como tudo começou!

Acho que deveria descrever como cheguei aqui e porque comecei a colocar tudo em causa. Sim! Comecei a colocar tudo em causa na minha vida.

As dúvidas e o mau estar na minha vida, começaram em 2017, talvez até um ano antes. Na realidade, durante esta fase, tudo parecia andar para trás na minha vida. Desde o trabalho, à casa, ao relacionamento, aos filhos, aos amigos, ao ecossistema em que me encontrava, tudo parecia não fazer sentido. O mau estar era permanente e constante.


A vontade de desistir, de deitar a toalha ao chão, de fugir de tudo... sem vontade de viver, sem vontade de acordar de manhã e ir trabalhar, ou até mesmo de levantar e tratar da casa, dos filhos... sem vontade de nada. Se vivesse sozinha, acho que não sairia da cama e não me arrastaria para lado nenhum. Um lado negro, um lado sombra na minha vida, que me impedia de movimentar.


Acho que todos temos momentos destes, momentos de desespero, cuja magnitude não conseguimos compreender e muitas vezes não conseguimos sair desse poço, bem fundo e sem luz em que nos encontramos.


Ao ver-me assim, comecei a colocar tudo em causa e a procurar formas de sair desse poço que parecia não ter fundo e cuja luz era ínfima.


Não sei de onde saiu essa força, mas senti no momento que sempre esteve lá, só tinha de a usar. E usei!


Procurei corrigir primeiro o que sentia não estar bem em mim. Antes de qualquer outra coisa, sentia que tinha de estar bem comigo mesma. Assim, comecei a controlar tudo o que comia, procurei emagrecer através de uma alimentação mais saudável e esperava a resposta do meu corpo. Comecei a ouvir as respostas que o meu corpo dava e depois percebi que tinha de voltar a fazer exercício físico, porque tinha muita dificuldade em me deslocar, em fazer certos movimentos.


Quando comecei a fazer exercício, sempre em casa ou à volta de casa, fi-lo através de aplicações online. Comecei por andar 5 a 10 minutos, depois 30 minutos. E numa dessas aplicações comecei a fazer Yoga. Já tinha feito quando era muito nova, teria 20 anos, não mais. Fazia Yoga porque esteva sempre stressada e achei que seria uma boa ideia. Fez-me bem na altura, mas durante anos abandonei essa prática, pois não a compreendia, nem percebia bem porque não relaxava, quando todos diziam que era bem fácil. Na altura, para mim, era muito difícil.


Mas foi exatamente nesta fase difícil em que redescobri o Yoga, e percebi que afinal era possível relaxar e compreender melhor a nossa mente e o nosso corpo. Tinham passado 20 anos desde que tinha feito pela primeira vez esta modalidade. Mas... melhor que tudo isso, é que descobri que não era uma modalidade, era uma forma de viver equilibrada comigo mesma. E foi assim que comecei a pesquisar e a ler cada vez mais sobre o assunto e isso levou-me a um caminho de espiritualidade muito interno, muito de autoconhecimento e que fez chegar ao dia de hoje, com uma perspetiva completamente diferente daquela que tinha.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page