top of page

Crónicas de Susana

Este blog começou por algo fora do normal. O nome!


Crónicas de Susana! Porquê? Porque o nome pode dizer tudo e não dizer nada.




Crónicas, narração histórica, geralmente escrita, que reconhece feitos pela ordem cronológica em que se sucedem, ou artigo ou notícia sobre um assunto da atualidade, que se comenta, amplia e detalha em publicações periódicas.


Era esta a intenção. Publicar periodicamente o que de fantástico e menos fantástico ocorre na minha vida - a vida de Susana. Mas o tempo mostrou que o periódico é um prelúdio de algo que nunca virá, que periódico é um espaço de muito tempo entre cada crónica e que contar tudo o que se passa ao longo do tempo, andando de trás para a frente, é uma tarefa árdua cujo tempo tem sido seu inimigo.

Seu ou meu. O tempo existe. Saibamos nós usá-lo. E nós, intrépidos mortais, continuamos a viver as nossas vidas numa imensidão de acontecimentos que nos tiram o chão e que muitas vezes não nos deixam ser nós mesmos ou efetivamente viver as nossas vidas.


Esse é o apelo que vos faço hoje. Um desafio que faço a mim mesma e a vocês que me leem quando "o rei faz anos". Sim, que é quando eu publico. (A sátira também faz parte das crónicas, pelo menos das de Susana.)


Acredito que esta imagem que me vêm à cabeça, esta frase em forma de questão: se estou a viver efetivamente a minha vida, é algo que também vos andará nos pensamentos. Sim, porque os tempos nos levam a pensar em tudo, menos em nós próprios e naquilo que gostamos.


A Susana gosta de tantas coisas, de tantos livros, textos, vídeos, saberes, artes e afins, que se perde num mundo que é um mundo fora do mundo. Um mundo de um universos paralelo que a obriga a voar, tão alto, que por vezes, aterrar na Terra, material, vívida, torna a queda quase insuportável.


Mas é nessa queda que abre os olhos, que vê em seu redor, que se espanta com o mundo e com tudo o que ocorre nele. É nessa queda que alicerça as suas mensagens, que vive os seus medos, que ama viver a vida e que mostra que a força faz parte do seu ser. É na queda que desperta para um novo dia, para um novo amanhecer, para um novo mundo, aquele... que ficou no outro lado, mas que acredita ser possível trazer e entregar deste lado.


Este era um blog sobre um despertar. Mas já desperta, este é um blog sobre a Susana, sobre o alter-ego, sobre as experiências de vida, sobre os acontecimentos, sobre o planeta Terra e todos os recursos, sobre as mentalidades e sobre o dia-a-dia. Sobre saberes e conhecimentos, de Susana ou de outros, que complementam o mundo e lhe trazem a luz, que nos faz sorrir.

Beijinhos.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page